domingo, 7 de maio de 2017

Opinião - A Bela e o Monstro- Novelization, Elizabeth Rudnick


Título: A Bela e o Monstro
Título Original: Beauty and the Beast 
Autora: Jeanne-Marie LePrince de Beaumont (adaptado por Elizabeth Rudnick)
Tradução: Luís Serrão
Editora: Dom Quixote
Publicação: fevereiro de 2017
Nº de Páginas: 208
ISBN: 978-972-20-6172-8
Classificação temática: Fantasia 
Lido: 30-04-2017 a 04-05-2017
No Goodreads: 5/5 estrelas 











Sinopse:

Um conto tão antigo como o tempo...
Bela quer mais da vida do que a pequena aldeia de Villeneuve tem para oferecer. É uma rapariga diferente das outras pessoas, com as suas próprias ideias, muito independente e cheia de força de vontade, além de adorar livros. Anseia por viagens e aventuras, por uma vida tão emocionante como as histórias que lê.

No entanto, quando o seu querido pai é feito prisioneiro por um monstro, num castelo encantado, o caminho de Bela muda para sempre. Pondo em risco a sua liberdade e o seu futuro, toma o lugar do pai no seu sequestro, com a secreta promessa de fugir.

Mas, quanto mais vai sabendo sobre o monstro e o castelo misterioso, mais Bela se apercebe que talvez a história dele — tal como a sua — seja mais importante do que alguma vez poderia ter imaginado.



Opinião:
'Um conto tão antigo como o tempo...' mas que não perde a sua magia e o seu encantamento que desde 1756 tem vindo a marcar gerações.
Inicialmente escrito em 1740 por Gabrielle-Suzanne Barbot e mais tarde resumido por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont em 1756 (a versão mais conhecida), já foi reeditado, adaptado, filmado e encendado diversas vezes, em todo o mundo. 
Gostei mesmo muito de ler esta versão, a 'novelização' adaptada por Elizabeth Rudnick, do filme live-action, que saiu em março e conta não só com a particiação da linda Emma Watson no papel de Belle, mas também com outros excelentes atores. O filme está simplesmente maravilhoso!!
Sinceramente, esta história, e igualmente um grande clássico da Walt Disney, nunca foi dos meus preferidos. Acho que nunca lhe prestei a devida atenção. E foi o novo filme e a leitura deste livro que me fizeram gostar ainda mais desta história, de uma maneira muito mais especial. Adoro a personagem principal, Belle. Como não adorar? Adora ler, tem uma forte personalidade, é independente, carismática, corajosa, inteligente, e está sempre à espera da próxima aventura, mesmo que essa aventura se encontre dentro das páginas de um dos seus livros. Está muito à frente do seu tempo. E isso revela-se na sua enorme força de vontade em ajudar as meninas da aldeia impossibilitadas, pela mentalidade da altura, de poderem aprender a ler. O seu maior sonho é viajar, poder sair da sua pequena vila, e partir à descoberta de novos lugares, de novas pessoas, de novas experiências. 
Todas as outras personagens são muito peculiares e interessantes, cada qual à sua maneira. Desde os aldeões aos hilariantes objetos animados do castelo. Todos têm um importante papel, acrescentam algo de novo e contribuem para enaltecer a aventura. 
É muito giro ir observando a relação entre a Belle e o Monstro, ensinando-nos importantes lições de vida, de um modo muito subtil, como mostrar que o que realmente importa é a beleza interior, e como as pessoas se podem sempre transformar em algo melhor. O importante é sermos bons, genuínos, verdadeiros e humildes. Penso que é aqui que se encontra a verdadeira essência e beleza desta história. 
Este livro tem uma escrita simples mas ao mesmo tempo bela. Não é tão infantil como a versão para crianças.  Para não falar nos vários detalhes ilustrados nas páginas. Dá ainda mais beleza à leitura. E a capa também está perfeita! No geral, lê-se facilmente e de uma forma rápida. 
No entanto, penso que certos aspetos poderiam ter sido mais aprofundados e melhor explicados. Na minha opinião, a maior diferença entre o que interpretamos do livro e do filme, é que no livro acreditamos que o Monstro se apaixona por Belle sobretudo por ela ser realmente bonita, a rapariga mais bonita de Villeneuve. Mas a Emma Watson tem algo de especial, que nos faz perceber que de facto ela é realmente bonita, mas não é esse o verdadeiro motivo que leva o Monstro a apaixonar-se por ela, mas sim a sua personalidade, a sua paixão pela literatura e pela vida, a sua dedicação ao pai, a sua capacidade de trazer ao de cima as melhores qualidades que o Monstro pensava que não tinha. Por ser diferente. Por não ter de vestir-se ou comportar-se de uma determinada maneira para poder ser mais bonita. Espero ter-me feito entender :) 
Em suma, adorei ter lido este livro que tem um encanto muito próprio. É imortal. É para os fãs da Disney ou para os fãs dos clássicos contos de fadas. É sempre bom sonhar, voltar à inocência da infância e reviver estes momentos. Recomendo mesmo a sua leitura. 

“Against the odds, the Beast had shown her true beauty. He had shown her it was okay to feel lost and made her realize how desperately she had wanted to be found. She had learned that things were not always what they seemed, that people could surprise you. He had given her the one thing she had always longed for - something more.” 

 

               


 


Trailer do filme lançado este ano:




  

Sem comentários:

Enviar um comentário