quinta-feira, 11 de maio de 2017

Fables, Vol 1: Legends in Exile, Bill Willingham



Título: Fables, Vol 1: Legends in Exile
Autor: Bill Willingham 
Ilustradores: Lan Medina, Steve Leialoha, Craig Hamilton
Editora: Vertigo
Género: Banda Desenhada (Comic Books)
Publicação Original: julho de 2002
Nº de Páginas: 128
ISBN: 1563899426
Classificação Temática: Fantasia, Mistério
Lido: 18-07-2016 a 19-07-2016
No Goodreads: 4/5 estrelas








Sinopse: 

When a savage creature known only as the Adversary conquered the fabled lands of legends and fairy tales, all of the infamous inhabitants of folklore were forced into exile. Disguised among the normal citizens of modern-day New York, these magical characters have created their own peaceful and secret society within an exclusive luxury apartment building called Fabletown. But when Snow White's party-girl sister, Rose Red, is apparently murdered, it is up to Fabletown's sheriff, a reformed and pardoned Big Bad Wolf (Bigby Wolf), to determine if the killer is Bluebeard, Rose's ex-lover and notorious wife killer, or Jack, her current live-in boyfriend and former beanstalk-climber.


Opinião: 

Quando o mundo real e o mundo de fantasia se encontram. Quando o mundo de fantasia não é tão perfeito e mágico como se possa pensar. Quando o caos está por todo o lado. 

É assim que começa esta história, depois de uma ameaça apenas conhecida como o «Adversário», expulsar as Fables, como se intitulam as personagens, dos seus reinos mágicos onde se passaram as suas histórias. Obrigadas a viver no nosso mundo, criaram uma comunidade clandestina na cidade de Nova York, a Cidade das Fábulas (Fabletown), em situação de exílio. No entanto, os humanos não sabem que partilham a cidade com as mesmas personagens que leram nos livros de infância, e é importante que as personagens consigam manter os seus disfarces. 

Em Fables, as personagens que não conseguem viver na sociedade humana, vivem na «Farm», nos subúrbios de NY. É a Branca de Neve, vice-prefeita, quem manda na comunidade, e está divorciada do seu 'Príncipe Encantado'. No entanto, um desaparecimento misterioso e possível crime, de Rose Red, irmã de Branca de Neve, envolve toda a história. Jack, o namorado de Rose Red vai ser considerado o principal suspeito. É Bigby, o Lobo Mau, que irá investigar e desvendar o mistério. 
Em Fables, encontramos muitas das personagens de fantasia da nossa infância, como o Pinocchio, a Rapunzel, a Belle, a Cinderella, o João Pé-de-Feijão, os 3 porquinhos, entre muitos outros. As personagens enfrentam vários problemas e o maior desejo de todas é poderem voltar às suas terras natais, depois de derrotarem o anónimo 'Adversário', e poderem regressar à normalidade.

Nunca fui uma grande fã de Banda Desenhada. Aliás, este foi o primeiro livro de BD completo que já li. Sempre quis dar uma uma oportunidade a este género para ver se gostava e como este livro me foi recomendado e emprestado por uma amiga, foi uma ótima maneira de começar. 
Fables é uma série de histórias escritas desde 2002, e já conta com 150 números publicados . Penso que é uma série bem conseguida, criativa, divertida e com um enredo muito cativante. Uma das coisas que mais gostei, foi o facto de o autor ter dado ao leitor uma outra perspetiva sobre o futuro das personagens, algo mais real e diferente, não o típico 'e viveram felizes para sempre.' Há alguns aspetos que não estão muito aprofundados ou detalhados, mas penso que o serão com o avançar da série. É um livro relativamente pequeno, que se lê bastante bem e apesar de ter uma história que envolve algum mistério, suspense e temas importantes, não é uma leitura muito complexa. 
As personagens estão bem caracterizadas e desenvolvidas. Destaco principalmente a Branca de Neve, que é uma mulher independente, competente, trabalhadora e com um sentido de humor muito particular. Não é aquela menina jovem, inocente e à espera do seu Príncipe Encantado a que estávamos habituados, e como nunca tinha lido nada assim, achei imensa graça. Tem muitos momentos engrançados. 

A arte e a qualidade das imagens também está incrível (talvez para alguém com mais experiência na leitura de BD não considere um fator muito relevante, mas eu gostei). 
O final, apesar de ser um pouco previsível a meu ver, não deixa de ser interessante. Já li o segundo volume, e é sem dúvida uma série que pretendo continuar a ler! 
Deixo aqui em baixo alguns excertos do livro :) 




















(Alguns excertos do livro)



Sem comentários:

Enviar um comentário